Exercício I: "introdução"
- A linguagem C é alto ou baixo nível? Qual a relação de C com outras linguagens de programação nesses termos?
Exercicio II: "Comparação entre Linguagem"
- screva um comando para imprimir "Olá mundo!"
- Escreva um comando para imprimir o numero 101 de três formas diferentes.
- Porque existem tão poucas palavras reservadas no C ?
- O que é uma função? Cite alguma.
- O que é uma biblioteca? Cite alguma e sua função.
- Caso você seja programador em Basic e/ou Pascal, trace suas perspectivas em relação ao C citando seus diferenciais
Exercicio III: "Comandos de Controle"
- Escreva uma função que pegue dois números, ache a multiplicação entre eles e jogue na tela.
- Escreva o mesmo programa, só que agora ele deve passar para uma variável do programa principal, que irá somar o resultado a 3 e dividir por 2.
- Explique qual a diferença entre funções que retornam ou não valores.
- Qual utilidade do tipo de uma função?
- Qual tipo de função devemos utilizar quando não queremos retornar nada?
- Escreva uma função que recebe dois números inteiros e verifica se são iguais. Se forem iguais retorna "verdadeiro" (diferente de zero). Caso contrário retorna "falso" (zero).
- Use a função do item 1) em uma programa que verifica se 10 é diferente de 5, sem alterar a função do item 1).
- Faça um programa que some os 10 primeiros números naturais usando o comando for.
- Faça o mesmo programa que no item 3), porém usando o comando while.
- Faça um programa que pegue duas notas de um aluno e calcule a média deste aluno e a imprima na tela.
- Faça um programa de matemática que pergunte somas simples e que fica em loop enquanto não acertar as perguntas, imprimindo na tela se a pessoa acertou ou não.
- Faça um programa que pegue duas notas de um aluno e calcule a média deste aluno e a imprima na tela.
- Faça um programa de matemática que pergunte somas simples e que fica em loop enquanto não acertar as perguntas, imprimindo na tela se a pessoa acertou ou não.
- Crie uma matriz 5x5 de inteiros . Acesse o elemento da linha 3 e coluna 4 e coloque numa variável chamada tmp. Ponha o valor 20 na primeira coluna e última linha.
- Faça uma função que retorne o elemento de número 22.
- Declare uma matriz de inteiros. A dimensão deve ser 20x40x80. Acesse o elemento de índice 2/5/10 e coloque-o numa variável chamada tmp2.
- Faça uma função que retorne o elemento de número 1024.
- Escreva uma função para ler um vetor de qualquer tipo e tamanho. Faça uma para imprimir também.
- Faça uma outra função para procurar um elemento (tipo básico de dados) qualquer (a se passar posição de início de procura) e retornar a posição da primeira ocorrência.
- Com a função acima, faça uma terceira que retorne o número de ocorrência de um elemento em vetor.
- Escreva um programa que copie strings. O nome da função chama-se copia_string e deve receber a origem e destino. Por exemplo, copia_string(destino,origem).
Exercicio VII: "Função"
- Escreva uma função que pegue dois números, ache a multiplicação entre eles e jogue na tela.
- Escreva o mesmo programa, só que agora ele deve passar para uma variável do programa principal, que irá somar o resultado a 3 e dividir por 2.
- Explique qual a diferença entre funções que retornam ou não valores.
- Qual utilidade do tipo de uma função?
- Qual tipo de função devemos utilizar quando não queremos retornar nada?
- Escreva uma função que recebe dois números inteiros e verifica se são iguais. Se forem iguais retorna "verdadeiro" (diferente de zero). Caso contrário retorna "falso" (zero).
- Use a função do item 1) em uma programa que verifica se 10 é diferente de 5, sem alterar a função do item 1
- Faça um programa que some os 10 primeiros números naturais usando o comando for.
- Escreva um programa que peça ao usuário um número que deve ser digitado do teclado. Guarde este número em uma variável. Depois faça um ponteiro apontar para a variável que guardou este número e imprima-o na tela, acessando este pela variável ponteiro.
- Crie uma variável x do tipo caractere (char) e armazene nela um valor inicial. Crie agora uma variável ponteiro chamada ptr para apontar para x. Agora, note a diferença do ponteiro para o tipo imprimindo:
printf("%d\n",x);
printf("%p\n",ptr);
Onde "%p" pede para imprimir o endereço de memória armazenado em ptr.
- Tente usar um ponteiro como vetor sem usar a função malloc() e veja o que ocorre.
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