sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Lista de Exercicio I:

Exercício I: "introdução"

  • A linguagem C é alto ou baixo nível? Qual a relação de C com outras linguagens de programação nesses termos?

  • Qual a filosofia da linguagem estruturada? Qual a vantagem? Exemplifique.
  • A linguagem C é compilada ou interpretada? Qual diferença? Qual é melhor?
  • O que é um compilador?
  • Como um programa C roda?
  • Como se compila um programa em C?
  • As letras maiúsculas e minúsculas são diferenciadas?
  • Quais os tipos de erros que existem em C e qual é o preferível ?

  • Exercicio II: "Comparação entre Linguagem"

    • screva um comando para imprimir "Olá mundo!"
    • Escreva um comando para imprimir o numero 101 de três formas diferentes.
    • Porque existem tão poucas palavras reservadas no C ?
    • O que é uma função? Cite alguma.
    • O que é uma biblioteca? Cite alguma e sua função.
    • Caso você seja programador em Basic e/ou Pascal, trace suas perspectivas em relação ao C citando seus diferenciais

    Exercicio III: "Comandos de Controle"

    • Escreva uma função que pegue dois números, ache a multiplicação entre eles e jogue na tela.

    • Escreva o mesmo programa, só que agora ele deve passar para uma variável do programa principal, que irá somar o resultado a 3 e dividir por 2.

    • Explique qual a diferença entre funções que retornam ou não valores.

    • Qual utilidade do tipo de uma função?

    • Qual tipo de função devemos utilizar quando não queremos retornar nada?
    Exercicio IV: "Printf"
    • Escreva uma função que recebe dois números inteiros e verifica se são iguais. Se forem iguais retorna "verdadeiro" (diferente de zero). Caso contrário retorna "falso" (zero).
    • Use a função do item 1) em uma programa que verifica se 10 é diferente de 5, sem alterar a função do item 1).
    • Faça um programa que some os 10 primeiros números naturais usando o comando for.
    • Faça o mesmo programa que no item 3), porém usando o comando while.
    • Faça um programa que pegue duas notas de um aluno e calcule a média deste aluno e a imprima na tela.
    • Faça um programa de matemática que pergunte somas simples e que fica em loop enquanto não acertar as perguntas, imprimindo na tela se a pessoa acertou ou não.
    Exercicio V:

    • Faça um programa que pegue duas notas de um aluno e calcule a média deste aluno e a imprima na tela.
    • Faça um programa de matemática que pergunte somas simples e que fica em loop enquanto não acertar as perguntas, imprimindo na tela se a pessoa acertou ou não.
    Exercicio VI: "Matriz"

    • Crie uma matriz 5x5 de inteiros . Acesse o elemento da linha 3 e coluna 4 e coloque numa variável chamada tmp. Ponha o valor 20 na primeira coluna e última linha.

    • Faça uma função que retorne o elemento de número 22.

    • Declare uma matriz de inteiros. A dimensão deve ser 20x40x80. Acesse o elemento de índice 2/5/10 e coloque-o numa variável chamada tmp2.

    • Faça uma função que retorne o elemento de número 1024.

    • Escreva uma função para ler um vetor de qualquer tipo e tamanho. Faça uma para imprimir também.

    • Faça uma outra função para procurar um elemento (tipo básico de dados) qualquer (a se passar posição de início de procura) e retornar a posição da primeira ocorrência.

    • Com a função acima, faça uma terceira que retorne o número de ocorrência de um elemento em vetor.

    • Escreva um programa que copie strings. O nome da função chama-se copia_string e deve receber a origem e destino. Por exemplo, copia_string(destino,origem).
    Exercicio VII: "Variavel"

  • O que é uma variável?

  • Indique como é declarado duas variáveis inteiras de nome w e z?

  • Quais das variáveis seguintes são inválidas: 3ant, %12, _vri, Ab_1v, 0abc

  • Qual diferença entre float e double?

  • Quais as possibilidade de declaração de variáveis em termos de locais em C?

  • Exercicio VII: "Função"
    • Escreva uma função que pegue dois números, ache a multiplicação entre eles e jogue na tela.

    • Escreva o mesmo programa, só que agora ele deve passar para uma variável do programa principal, que irá somar o resultado a 3 e dividir por 2.

    • Explique qual a diferença entre funções que retornam ou não valores.

    • Qual utilidade do tipo de uma função?

    • Qual tipo de função devemos utilizar quando não queremos retornar nada?
    Exercicio IX: "Verdadeiro ou falso"

    • Escreva uma função que recebe dois números inteiros e verifica se são iguais. Se forem iguais retorna "verdadeiro" (diferente de zero). Caso contrário retorna "falso" (zero).
    • Use a função do item 1) em uma programa que verifica se 10 é diferente de 5, sem alterar a função do item 1
    • Faça um programa que some os 10 primeiros números naturais usando o comando for.
    Exercicio X: "Matriz e ponteiro"

    • Escreva um programa que peça ao usuário um número que deve ser digitado do teclado. Guarde este número em uma variável. Depois faça um ponteiro apontar para a variável que guardou este número e imprima-o na tela, acessando este pela variável ponteiro.
    • Crie uma variável x do tipo caractere (char) e armazene nela um valor inicial. Crie agora uma variável ponteiro chamada ptr para apontar para x. Agora, note a diferença do ponteiro para o tipo imprimindo:
      printf("%d\n",x);
      printf("%p\n",ptr);
      Onde "%p" pede para imprimir o endereço de memória armazenado em ptr.
    • Tente usar um ponteiro como vetor sem usar a função malloc() e veja o que ocorre.

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