sábado, 29 de novembro de 2008

Lista de Exercícios II - Funções

Exercicio
1. Implemente um programa, utilizando Linguagem C, que leia três números reais. Crie uma função que determine se os três números lidos formam um triângulo ou não. A função deve ter o seguinte protótipo int Triangulo ( float lado1, float lado2, float lado3 ), onde o valor de retorno tem o seguinte significado:
· 0: não forma triângulo;
· 1: triângulo escaleno;
· 2: triângulo isósceles;
· 3: triângulo equilátero.
2. Implemente um programa, utilizando a Linguagem C, que leia um VetorA de N números reais, sendo que N < = a 100 e um número real K e construa e imprima outro VetorB, cujos elementos são os respectivos elementos de VetorA multiplicados por K. Exemplo: VetorA = {1, 2, 3}, K = 3, VetorB = {3, 6, 9}.
3. Implemente um programa, utilizando Linguagem C, que leia um número inteiro X. Crie uma função para determinar se o número lido é primo ou não. O protótipo da função deve ser int Primo ( int X ), onde a função retorna o valor 1 se o número X for primo e o valor 0 se o número X não for primo. (OBS. Um número é primo quando só é divisível por 1 e por ele mesmo.)
4. Implemente um programa, utilizando Linguagem C, que leia uma matriz de 5 linhas e 5 colunas de números inteiros. Crie uma função para trocar todos os elementos da diagonal principal por um valor Y, digitado pelo usuário.
5. Implemente um programa, utilizando Linguagem C, que leia dois vetores, Vetor A e Vetor B, de 100 números reais cada um. Monte um menu para que o usuário escolha uma das opções abaixo:

1. Calcular o MAIOR elemento do Vetor A;
2. Calcular o MENOR elemento do Vetor B;
3. Calcular a SOMA e a MÉDIA dos elementos do Vetor A;
4. Calcular a SOMA e a MÉDIA dos elementos do Vetor B;
5. Montar o Vetor C, que é a soma dos vetores A e B e escrever os elementos do Vetor C;
6. Escrever os elementos do Vetor A;
7. Escrever os elementos do Vetor B;
8. SAIR do Programa.
A leitura dos elementos dos vetores A e B deverá ser realizada por uma função chamada LerVetor ( ).

O programa só termina quando o usuário escolher a opção SAIR.

O programa deverá utilizar os conceitos de função e passagem de parâmetro. Deverão ser implementadas 7 funções: uma função para ler os elementos de um vetor, uma função para calcular o maior elemento de um vetor, uma função para calcular o menor elemento do um vetor, uma função para calcular a soma dos elementos de um vetor, uma função para calcular a media dos elementos de um vetor, uma função para somar dois vetores e uma função para escrever os elementos do vetor.

O comando SHITCH... CASE deverá ser utilizado, obrigatoriamente, para tratar a escolha do usuário.
6. Implemente um programa, utilizando a Linguagem C, que leia dois números inteiros a e b, e chame uma função void Troca ( int *a, Int *b ) que troque os valores de a e b.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde! Tem a resolução desta lista de exercícios ?